sábado, 4 de junho de 2011

A Imperatriz é um mar de fiéis



E foi com um “mar de fiéis” que a Imperatriz está no topo da nossa lista de Melhor Samba Enredo da Década 2000/2010. Um ano que não teve samba enredo que o superasse: em poder do melhor samba daquele, a Imperatriz entrou na avenida com muita força, muita garra e com muita vontade de levantar a taça de campeã do carnaval carioca, fato que não se consumou, conquistou apenas o oitavo lugar, lugar tão desmerecido para um samba enredo excelente. Mostrou-se grandiosa do início ao fim, enfrentou problemas com o abre-alas, muitos criticaram a plástica das alegorias que o carnavalesco Max Lopes, que retornava a Imperatriz, pensou e desenvolveu no enredo, mas ninguém, eu disse ninguém, criticou ou não gostou do samba enredo, uma obra-prima da música que entrou para a História do Carnaval Carioca.


A imperatriz é um mar de fiéis
No altar do samba, em oração
É o Brasil de todos os deuses!
De paz, amor e união...


O refrão principal transbordava energia: a oração começa. O compromisso de falar das diversas religiões cultuadas no Brasil juntamente com o amor ao pavilhão da escola demonstrou logo no início a perfeição que se propaga ao longo do samba. O canto da comunidade era de emocionar, todos cantavam e vibravam num coral de música sacra envolvente. Jeferson Lima, Flavinho, Gil Branco, Me Leva e Guga merecem todos os aplausos e vivas: o samba é realmente emocionante, lembro-me da primeira vez que o ouvi e fiquei pasmo, meditando nesta linda poesia.

Terra abençoada!
Morada divinal
Brilha a coroa sagrada
Reina Tupã, no carnaval...


E a oração continua, agora contando a História do Brasil através das religiões. A melodia não perde a sua linearidade e começa o show de empolgação. O samba na Sapucaí ganhou uma força e brilhou na voz da comunidade; uma melodia forte, acompanhada de sutileza nas terminações dos versos; uma poesia pra não colocar defeitos, pois se trata da letra mais completa que eu já pude acompanhar nessa década.

Viu nascer a devoção em cada amanhecer
Viu brilhar a imensidão de cada olhar
Num país da cor da miscigenação
De tanto Deus, tanta religião
Pro povo, feliz, cultuar


A oração se que se configurava até o momento e se transforma em peregrinação: a melodia se prepara muito bem e de maneira eficiente para adentrar no refrão do meio. Logo, os versos rápidos, juntam-se a melodia e a oração ganha o gingado do samba. E como mestre Marcone explorou esta parte do samba, suas paradinhas e bossas contemplavam o verdadeiro espetáculo, a bateria nota 10 estremecia a Sapucaí, e todos não paravam de cantar.
“O índio dançou, em adoração
O branco rezou na cruz do cristão
O negro louvou os seus orixás
A luz de Deus é a chama da paz


E continua a peregrinação: a segunda estrofe do samba nos dá a impressão que foi feita para ser cantada em procissão, é linda e grandiosa. A história vai sendo contada, misturada a religião até explodir nos versos Oh, deus pai! Iluminai o novo dia/ Guiai ao divino destino/ Seus peregrinos em harmonia, e não perde a linha. É fascinante e vibrante. O homem pede em oração o seu desejo de viver em harmonia e com esperança. A imperatriz levava para a avenida os seus peregrinos fiéis e contagiava aos espectadores da Sapucaí, convocando-os a entoar o canto de fé.


E sob as bênçãos do céu
E o véu do luar
Navegaram imigrantes
De tão distante, pra semear
Traços de tradições, laços das religiões

A peregrinação dos fiéis foliões da Imperatriz consagra-se: o samba entra em seu encerramento de forma esplendorosa. A explosão do canto dos componentes nesta parte remetia a perfeição e o andamento linear da melodia. Incomparavelmente, aquele canto, o coral da Imperatriz Leopoldinense, não foi superado por nenhuma outra agremiação, pois o samba era muito fácil, caiu muito bem na “boca do povo”, levantou a Sapucaí, e contemplou a sua oração, o seu samba enredo.  


Oh, deus pai! Iluminai o novo dia
Guiai ao divino destino
Seus peregrinos em harmonia

A fé enche a vida de esperança
Na infinita aliança
Traz confiança ao caminhar
E a gente romeira, valente e festeira

Segue a acreditar...



E com este samba completo e perfeito, que os componentes da verde e branco de Ramos cantar em procissão, a Imperatriz Leopoldinense é a primeira colocada, ou seja, possui o Melhor Samba da Década. Samba que ganhou o Estandarte de Ouro de 2010 do Jornal “O Globo”, aqui no SQI foi também o grande campeão. Parabéns aos compositores, parabéns as Imperatriz Leopoldinense.










Nenhum comentário:

Postar um comentário