quinta-feira, 28 de abril de 2011

"Eu vou me acabar, abrir meu coração!"

 





   Foi brincando com " Os Sete Pecados Capitais" em 2001 que a Unidos do Viradouro trouxe de forma leve um tema tão complexo em seu samba. Se era esperado mostrar os pecados capitais sob a perspectiva somente no religioso, o  samba foi além disso: cantado em primeira pessoa, dando vida a um personagem no enredo, a Viradouro empolgou com um samba forte, vibrante, com também fortaleceu o alerta em busca do mundo melhor.






    "Eu Vi brilhar...
E para os vícios minha mente me seduz
Eu quero e quero muito mais
Eu quero ouro, pois o ouro me seduz"










    A ideia de trazer no samba os pecados capitais cometidos pela humanidade fez com que o público participasse da história contada pela comissão de carnaval. Muitos puderam se imaginar na letra do samba e de todo o andamento do desfile. Os compositores Gilberto Gomes, Gustavo Clarão, Dadinho, Paulo César Portugal e R. Mocotó, cumpriram a missão de levantar o público ao som de uma melodia rica, cadenciada e, principalmente, envolvente, a Sapucaí inteira cantava o refrão do meio com bastante entusiasmo, o que ressaltou o grande impacto gerado pelo samba enredo.





    "Me dá o seu calor
         E vem me enfeitiçar
        Seduza a bel prazer 
       Que eu vou delirar
       Se o cupido jogou 
      A flecha vai me pegar
     Vou amar"





E, para coroar ainda mais o espetáculo, a bateria de mestre Ciça sacudiu as arquibancadas revelando-se com uma das melhores baterias do ano, com paradinhas dentro do compasso do samba, permitindo que a cadência do samba não se perdesse durante o desfile.



 





"Quero sombra e água fresca
     Eu quero na minha rede balançar
     Brasil, meu brasil!
     Em nossa terra se plantando tudo dá
     Tem os que vivem prá comer
     Tem gente que só come se sobrar"



Com este maravilhoso samba e um grandioso carnaval, a Viradouro conquistou o 5º lugar e, na nossa lista de melhor samba enredo, contemplou o 8° lugar.

terça-feira, 26 de abril de 2011

"Oh majestade do samba, meu orgulho maior é a tua bandeira"


 Foi com o enredo “E por falar em Amor, onde anda você?” que a Portela ficou em nono lugar na nossa lista de melhor 
samba da década. A Portela em 2009 exaltou o amor em seus versos, encantou o público com toda sua emoção e deu um show de beleza e harmonia. A missão de falar do amor é difícil, mas a criatividade dos compositores Ciraninho, Wanderley Monteiro, Diogo Nogueira, L.C. Máximo e Júnior Escafura exaltou a escola e o enredo com grande emoção poética e melodia de fácil compreensão.














"Brilha Portela, das trevas renasce o amor
Doze cavaleiros se uniram
Um rei a lealdade conquistou"

   
O samba conseguiu levantar o público, com uma melodia bem construída e carregada de emoção, possuída de requinte e clareza, simples e direto. Sem sofrer altos e baixos, esta bela poesia manteve-se num nível crescente até o fim o que facilitou o leve canto da comunidade.
     Enredo que passeou por mitos, pela História cantando os grandes romances, pelas artes, pelo cinema, família e natureza, pelo carnaval e, também, pelo grande amor ao pavilhão portelense.


“São vinte e uma estrelas que brilham no meu olhar
Se eu for falar da Portela não vou terminar
Lá vem minha águia no céu da paixão!
O azul que faz pulsar meu coração!”
.


























 Em 2009 a Portela ficou em 3º lugar e, na nossa lista de melhor samba enredo, ocupou o posto de 9º lugar.
















segunda-feira, 25 de abril de 2011

Samba da Década

         Agora sim! Hoje começo a apresentar a lista dos dez melhores sambas enredo da década (2000/2010), a cada dia postarei um samba em ordem decrescente. Sambas ricos em poesia e conteúdo  que, sobretudo, encanta com tanta beleza e harmonia. E para começar, eis o décimo lugar


10° Unidos da Tijuca 2000-"Tijuca com Nelson Rodrigues pelo buraco da fechadura"

Samba que conta a história de Nelson Rodrigues, passeando por suas obras que marcaram época, possui versos inesquecíveis: "Nelson Rodrigues teu pecado é humor"; "a dama do lotação, flor de obsessão, sem preconceito e se censura" e "nesse asfalto selvagem eu faço a viagem do meu carnaval" demonstram a delicadeza em se tratar das obras sem colocá-las no samba numa espécie de lista que conta as obras de Nelson. Por isso, A Unidos da Tijuca com o samba de 2001 leva o décimo lugar.                                                                                       

domingo, 24 de abril de 2011

O Samba da Década




Caros amigos,
               A partir de amanhã exibiremos uma lista com os dez melhores sambas da década (2000-2010) do Rio de Janeiro. Com o intuito de exaltar o brilhantismo dos sambas, suas letras e melodias e, principalmente, o enredo a qual se referiam; informo também que em breve lançaremos a enquete que elegerá o melhor samba de 2011. Desde já, lembro que será uma avaliação de todos os sambas já cantados nesse período, sem levar em consideração o tamanho ou a importância da escola de samba e, sim, sua letra e melodia. Não percam!