sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"Meu coração vai disparar de novo"

Meu coração já disparou ao ouvir este samba enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel. Claro, hoje a vez é dessa escola que pode nos surpreender com seu desfile, a começar por esse samba que o muito parecido com o estilo da Mocidade. Não sei qual é a intenção, mas às vezes vejo que algumas escolas escolhem seu sambas a partir do jeito e do tom de voz de seus intépretes oficias e, é óbvio, a Mocidade nos últimos cinco anos a escola já mudou de intérprete quatro vezes, talvez isso tenha prejudicado o rendimento das tradições da verde e branco de Padre Miguel. Mas acredito que já encontrou novamente seu caminho.

Análise Geral:
                     Samba bem escrito com alguns requintes com a cara da Mocidade, melodia linear e com bons desenhos musicais. Mas o samba cumpre bem seu primeiro refrão bem empolgante, mas depois sua meldia fica linear, esse não é o problema, seu problema é que ele demonstra uma certa tristeza, fato que não deveria acontecer, pois o primeiro refrão é pra levantar a galera.

LETRA: 9,8
            O samba apresenta uma poesia muito interessante, mas não desenvolve todo o conteúdo proposto por Cid Carvalho. Aqui analiso a poesia e, esta, tem sim muito brilhantismo em algumas passagens como, "o que eu plantei o mundo colheu, um milagre aconteceu" (...) e "vou voltar um dia ao espaço sideral e reviver o meu Ziriguidum em alto astral", mas o samba não evolui. É preciso tomar cuidado com o entendimento do enredo, tornando-o mais explicativo para não gerar a mdúvida na compreensão dos juarados.

MELODIA: 9,7
                  Já disse, sambas bons devem permanecer ou crescer na melodia, mas isso não significa permanecer numa melodia triste; gosto desse samba, pricipalmente dos seus refrões, mas essa é uma melodia dificil de ser cantada, há um esforço para ser cantar esse samba. Deveria ser mais leve assim como é seu refrão principal. Nêgo consegue dá conta do andamento, é um dos melhores intérpretes, mas esse samba dificulta, sumariamente uma agitação do público. Ressalto: o refrão principal é muito bom, alegre, agitado, e isso devria ser sutentado por todo samba. Faltou um alinhamento na melodia.

ENREDO: 9,9
                O samba traz com fidelidade a "Parábola dos divinos semeadores". Samba escrito em primeira pessoa pessoa facilita o cerne do enredo.

SOMATÓRIA: 29,4

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"Eu quero é sambar"

Sim eu também quero sambar com o samba da Imperatriz Leopoldinense. Hoje analisaremos este lindo samba que tem tudo pra dar certo na avenida. Se "sambar faz bem a saúde", disso eu já sei, mas vamos ver o que este samba tem de tão bom quanto seu Enredo.

Análise Geral:
                    O samba enredo da Imperatriz tem uma levada muito forte e vibrante. Com uma melodia não muito acelerada, consegue trazer os principais elementos do enredo postulado por Max Lopes. Mas em algumas passagens do samba é possível notar que não se trata de uma melodia linear, momentos em que a emoção do samba fica sem força, no qual demosntra um decair da melodia. Isso pode ser resolvido na avenida.

LETRA: 10
             Poesia maravilhosa, os compositores conseguiram extrair os momentos mais importantes do enredo. Contando a história da medicina, seus avanços, seus benefícios e, traduzindo elementos da saúde mundial, chegaremos ao carnaval, ao samba, "o remédio pra curar" qualquer dor. A poesia tem passagens bem interessantes como "uma viagem no tempo... a me levar, o valor do pensamento a me guiar" e "segredo a chave da vida, perfeição esculpida iludindo o olhar... onde a medicina vai chegar", enaltencendo uma riqueza poética com toques bem especiais.

MELODIA: 9,8
                  Não tenho muitas queixas em relação a melodia, mas por ter uma poesia muito marcante, existem momentos do samba em que a melodia é elevada e depois cai. Um samba pra dar certo desde o início é preciso ter uma melodia linear, ou conforme vai passando, torne-se cada vez mais crescente, mas nunca deve explodir em uma parte do samba e, na outra, enfraquecer. O samba da Imperatriz fica elevado até o refrão e dentro dele, perde sua força, nas passagens "o toque do artista no Renascimento, surge um novo jeito de pensar". Na segunda parte a melodia muda logo nos cinco primeiros versos e novamente explode estendendo-se até o seu final.

ENREDO: 10
                Compositores, parabens para vocês! Sim, vocês realizaram um tarefa muito difícil que foi enaltecer os princiapais aspectos do enredo. Um outro samba que fazia frente ao escolhido era o de Fred Viana e companhia, eu até gostava mais dele, mas reconheço que o samba oficial trouxe muito mais o enredo do que os outros. Realmente com este samba, a leitura do carnaval da Imperatriz vai ser muito fácil

SOMATÓRIA: 29,8

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A emoção vai começar

Olá pessoal,

A partir de hoje começo a análise dos sambas de enredo do carnval 2011 do Rio de Janeiro e São Paulo. A cada dia estarei realizando a análise de uma escola do grupo especial, a começar pelo Rio de Janeiro, na ordem dos desfliles oficiais. Minha intenção será analisá-los com uma crítica fundamentada em três singelos quesitos: Letra, Melodia e Enredo. A cada quesito se´rá dada uma nota de 5 à 10 e, ao final, elegeremos o melhor samba do ano de 2011, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo. Começaremos pela São Clemente.

Análise Geral:

O samba da São Clemente encanta quem está ouvindo, possui uma cadência que de uma única vez é possivel aprendê-lo. Apesar da junção entre dois samba, não vejo problemas no momento da transição. Só seria preciso rever as notas musicais mais altas, uma vez que necessário cantá-lo em notas agudas.

LETRA: 9,7

            A letra estabelece um lindo conjunto poético com uma riqueza grandiosa, enaltecendo o Rio de Janeiro em seus aspectos históricos-religiosos com uma grande supremacia. Traz um alerta para o mundo em favor do Rio de Janeiro seu enredo principal, porém em alguns momentos, o enredo não aparece de forma muito clara, o que dificulta o entendimento do desfile para quem está assistindo.

MELODIA: 10
              Possui uma das melhores melodias de 2011. Há um espetacular desenvolvimento melódico e de fácil acompanhamento possui dois momentos de explosão quando sua melodia vai ápice de brilhantismo: "terra cobiçada, iluminada, gente feliz" e "minha alma canta de tanta emoção, a bossa embala o tom da canção" . Nesses dois momentos, o folião Clementiano vai explodir a Sapucaí. A junção de dois sambas não atrapalharam o andamento da melodia, pelo contrário, exerce uma junção de maneira eficiente e gostosa de se ouvir. Parabéns.

ENREDO: 9,7
               Possui uma letra muito bonita, mas escorrega uma pouco quando vai tentar trazer para o enredo. Não critico a inspiração dos compositores, é uma obra muito rica, mas peca em alguns momentos de difícil compreensão: " o Rio nasceu no sol da canção" e "da fonte vou beber". É preciso que o público entenda que por traz de um samba enredo há um enredo a ser desenvolvido e compreendido. A junção enriqueceu o trabalho e não atrapalhou o desnevolvimento do enredo.

Somatória: 29,4
          

Samba que Incendeia

Samba que incendeia
E que irradia a alma
Fervendo na veia
Na batida dos tambores,
Lhes digo, meus senhores
Eu sou realmente apaixonado pelo Samba-Enredo
Aquele que me traz sossego,
Conforta e coração me fazendo delirar
Sim! Ainda é tempo de sonhar
Sonhar não faz mal a saúde
E ainda que se ilude
Eu preifiro viajar
Conheci tantos lugares a partir de um enredo
Cantado, suado e, até com desespero,
Chorei e sorrir como um folião
Que ama qualquer pavilhão
Pois sou amante do Samba-Enredo
Tantas razões pra minha vida
Encontrei em melodias
Que me fizeram refletir
 A parte do meu existir
Cantando aquela linda poesia
Sim! O samba, uma poesia grandiosa,
Da Cidade Maravilhosa
E da Terra da Garoa
Transmitem a força
E uma grande euforia
Samba, que respiro
Oxigênio pra minha salvação
Sem ele eu não vivo
Mesmo que corra perigo
De uma dia não mais ouvir
Os acordes do violão
E a batida dos tambores
É por que já morri,
Mas quem disse que não estarei por ai
Ouvindo uma linda canção
Sim! O samba é uma canção
A música que embala meu corpo
E o seu também
Ele nos faz ir além da imaginação
Quando é entoado
Não tem quem o sinta no coração.
Samba, que me trouxe emoções
Mas também a realidade
Nua e crua sem nem pestanejar
De problema social
A razão do bem estar
Enredo que trouxe inspiração
Para os poetas movidos pelo samba
Compositores da alegria e da emoção
Palmas para o artista singular
Samba, que do início ao fim
Me faz sorrir
A cada palavra cantada uma viagem
Incrível ilusão que não me faz parar de sambar
Canto, vibro, arrepio e calafrio
Quando a sirene tocar
Asssim vou expressar
A minha paixão pelo Samba-Enredo.
Sim! É carnaval!
Venha pular, sorrir e brincar
No maior "Espetáculo da Terra"
Ah! Quem me dera
Se eu tivesse mais tempo para dizer
O quanto dá prazer
Ouvir e cantar um Samba-Enredo.