quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novos Caminhos!!!


É com muita honra que o Blog Samba que Incendeia apresenta ao público um samba que é realmente para refletir. Por essas andanças no facebook, nossa rede social que cresce e fica ligado nas pessoas para informar o que há de mais novo e de melhor, garante espaço a sambistas de “verdade” que, com todo seu talento emociona e faz tocar um coração. Aqui, ouvindo e lendo a letra de Alan Feliciano / Peterson Lima, “Novos Caminhos”, abro esta galeria de sambas para alegrar e fazer você pensar um pouco... Um pouco... E muito, afinal, uma letra bem montada sempre traz na entrelinhas uma paixão, um amor, um talento imensurável que se traduz no mais perfeito samba. Conheça um pouco destes grandes poetas e sambistas:
A mais ou menos duas décadas atrás, teve seu primeiro contato com o samba através de um vizinho e amigo chamado Gilson que pelas tardes pegava seu cavaquinho e cantava diversos sambas já consagrados e também composições próprias.
Ali se plantou a primeira semente!
Anos mais tarde já brotando as primeiras composições surgiu outro grande amigo de importância fundamental (este chamado Anselmo) percebendo seu gosto pela música lhe doou um violão e muitos discos lhe apresentando assim grandes mestres da nossa música.
Seu jeito de compor bebe da fonte dos grandes mestres, repleto de poesia suburbana, num linguajar periférico que não despensa poesia, lirismo e sentimento. Suas letras e melodias têm como herança as canções do passado que ouvira no radinho AM de seu pai. E delas filtra o que há de melhor dentro do peito, recriando sambas do qual tenho orgulho de ouvir e também de ser parceiro.
É artista (entende-se por quem faz Arte) de pé no chão, tendo a ruas e os botequins como palco e as estrelas e a Lua como holofotes.
Seu primeiro parceiro e grande parceiro até hoje Anderson Alves, e logo chegaram tantos outros de grande valor em sua trajetória.
Já cantou no SAMBA DO OLÁRIA, MARIA CURSI, TENDA, TOCA, SAMBA DA ALEGRIA, DO MÊS, CANTO PRA VELHA GUARDA, TERREIRÃO DA MANCHA e no PAGODE DO CAFOFO.
Fez parte do SAMBA DA VILA FORMOSA do ECONTRO DE COMPOSITORES do bar do GRILO e hoje integra com muita alegria o TERREIRO DE COMPOSITORES participou do CD Encontro de Compositores, Espaço maberti de Cultura e Arte
E o trabalho mais recente com a ACADÊMIA DO SAMBA.
Alêm de ter seus sambas tocados na RÁDIO SAMBA SP.

Peterson lima

São Paulo

Confiram agora o samba e o vídeo. Você pode se emocionar:




Novo dia nova ilusão
novos caminhos a trilhar
com a graça de Deus
e forças pra lutar
eu tenho fé no coração
a minha vez há de chegar
não estou pedindo muita coisa
assim muitos pecam
por também achar
a humanidade é desse jeito
sempre quer mais bem mais
e tem que ser pra já

mas tomei ciência
é necessário a paciência
para conquistar pra poder chegar
pra não mais penar
pra não se ofuscar com a dor
não vou me entregar 


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Rufar do Tambor vai Ecoar!!!!!!


Em final eletrizante, a Mocidade Alegre definiu na noite de ontem o samba que vai traduzir o enredo “Ojuobá - No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra,  a Morada dos Milagres... No Coração, Um Obá Muito Amado.”. A grande festa preparada para receber o público não deixou a desejar e mostrou que a agremiação está com muita vontade de vencer, afinal, a tradicionalíssima Mocidade conquistou apenas o sétimo lugar no carnaval deste ano. Porém, em cada coração que se juntou ao som da bateria de mestre Sombra para  celebrar a grande final, os componentes da escola festejavam com grande emoção a cada samba que era entoado.
A final foi composta por quatro sambas da mais altíssima qualidade, o nervosismo, a ansiedade foram o tempero que, na dose certa, encantou o publico com tanta alegria e emoção. Na quadra lotada, no bairro do Limão, mesmo com pouco espaço, os integrantes dançaram, cantaram, sambaram até ouvir o samba vencedor da parceria de Fernando, Leandro Poeta, Renato Guerra, Rodrigo Minuetto, Thiago e Vitor Gabriel, sendo cantado com toda força e vibração. Confiram agora a letra e o samba que a Mocidade Alegre vai levar para o Anhembi em 2012:



Mocidade Alegre 2012 - Vitor Gabriel, Fernando, Renato Guerra, Leandro Poeta, Thiago e Rodrigo Minuetto



O rufar do tambor vai ecoar
Tenho sangue guerreiro, sou Mocidade
A luz de Ifá vai me guiar
Ojuobá espalha axé, felicidade

Kaô kabecile
Kaô meu pai Xangô
Ouça o clamor de Ojuobá
É fogo, é trovão, é justiça
Assim, cruzando o mar de Yemanjá
Aponta o seu Oxé a nos guiar
Raiou o sol da liberdade a quebrar correntes
E nessa terra o negro vence
Com a proteção do Rei de Oyó
Contra o preconceito ao seu povo
Conduz a mão que escreve um mundo novo

No Pelô... Salve a Bahia de São Salvador
Eu vou à capoeira, meu amor
Morada dos Milagres, devoção e fé
Um grito de igualdade, axé

É magia, na mistura de raças surgiu
A pele morena, linda é a cor do Brasil
Na crença, um traço cultural
E pelas ruas o povo a cantar
É arte popular que faz emocionar, o Afoxé a embalar
No Ylê a sua luz brilhou
As mãos de Mãe Senhora o consagrou
Eternizado, é coroado Obá de Xangô
Jorge, orgulho da nação, Amado em cada coração
Feliz o povo canta em oração


A Mocidade Alegre será a terceira escola a desfilar no sábado, 18.02.2012.

Por: Rodrigo Santos
Produtor e Redator Final.

domingo, 11 de setembro de 2011

Dragões da Real já tem samba para o carnaval de 2012.


Dragões da Real  definiu seu samba enredo para o carnaval de 2012 num clima de muita festa e alegria. Toda emoção para a  escola, afinal,  é uma estreante que quer começar com o pé direito rumo ao título tão sonhado. Confiram a reportagem:


Dragões da Real: a escola realizou a final do concurso com três grandes obras para disputar o hino do carnaval de 2012. Se a intenção do carnavalesco e da diretoria da Dragões é emocionar o público, a festa de ontem já demonstrava o que podemos esperar da escola. Muita garra, muita vontade de vencer, muita emoção e a responsabilidade de permanecer no grupo especial em 2012, são o alimento básico em cada integrante da Dragões, afinal, a escola fará a sua estréia no carnaval do grupo especial com apenas 11 anos, fundada em 17.03.2000. Mesmo sendo uma escola nova, toda sua passagem nos grupos de acesso foi de grande ascensão, pois a escola precisou apenas de 5 anos para chegar ao Grupo de Acesso e de 6 anos para chegar ao Grupo Especial.

IMG_2711_800x600.jpgIMG_2667_800x600.jpg    

IMG_2831_800x600.jpgA noite de ontem foi marcada pelo clima de festa e emoção na quadra da escola na Vila Anastácio com a apresentação do grupo de pagode Nova Evidência que abriu a noite de tantas emoções. As eliminatórias começaram com 15 sambas, chegou a final com três sambas que, se dependesse das torcidas que sacudiram o piso da quadra já seriam, por si só, os vencedores. Após as apresentações das obras concorrentes o presidente Renato, o Tomate, revelou o samba campeão que foi cantado pela primeira vez pelo intérprete oficial da escola, o Daniel Collete. O samba vencedor que vai traduzir o enredo “Mãe, ventre da vida e essência do amor” do carnavalesco Eduardo Caetano é o da parceria de compositores, Dico, Eduardo, Vagner, Ricardo e Rico. Conheçam a Letra e Ouça o Samba:





IMG_2666_800x600.jpg




Dragões da Real 2012 - Dico, Eduardo, Vagner, Ricardo e Rico



É ela, da Mãe “Natureza”,

O Ventre da Vida
Sua Essência é o Amor!
Oh Mãe, a sua luta é minha inspiração,
Venceu batalhas, me deu proteção
O seu olhar me viu nascer, crescer, viver
E ser quem sou,
Pois sua voz vai sempre me educar
Em suas mãos vou melhorar,
O tempo nunca vai nos separar

Felicidade e Alegria
Ao me ensinar a Oração
Cantamos juntos, naquele dia
Com muita fé e devoção!

Tem Mãe levando a culpa
Com os erros do filho no jogo
A mãe da minha flor
“Por ela eu ponho a mão no Fogo”
Tu és a forma divina de expressão
Sentimento verdadeiro
Vai além da explicação
Guardei na memória, e tão bom recordar
Em sua História eu vou me espelhar
Um Sonho real, “Ser Especial”

Quem é que não tem ama nessa passarela?
Que linda homenagem, Dragões!
Aplausos guerreira, brilhou sua estrela
Em nossos corações!




Por: Rodrigo Santos
Produtor Cultural e Redator Final

Fotos: Site Dragões da Real