terça-feira, 31 de maio de 2011

Sou Grande Rio amor... Amazonense



"Amazonas, o Eldorado é aqui" foi o enredo que a Grande Rio levou para a Marquês de Sapucaí em 2006. A escola de Duque de Caxias que vinha de uma completa ascensão, sendo a terceira colocada em 2003 e 2005, realizou um grande carnaval como já vinha apresentando e foi a vice-campeã de 2006. Toda sua pompa e imponência com um enredo que já foi muito explorado, o seu destaque se fez pelo canto de seus componentes que cantaram o samba com muito vigor e alegria, fazendo uma festa para toda agremiação, colaborando para tentar conquistar o título tão sonhado.

   

Sou grande rio... amor! amazonense
A minha floresta... tem o poder de curar
Amazonas...
Teu nome do mapa... ninguém vai tirar

Marcio das Camisas, Mariano Araújo, Gilbertinho, Professor Elísio foram os compositores desse lindo samba,  tiveram a missão de elaborar um samba enredo que fugisse de todos os sambas feitos do enredo Amazonas em outros carnavais. No primeiro refrão ocorria uma explosão do canto, a impressão que se tinha é que todos os componentes cantavam com muita força para levantar mesmo todos os setores da escola, a emoção foi transmitida sem dúvida alguma. Um samba muito forte, “para cima”, levantou a Sapucaí em pleno amanhecer e demonstrou o que a Grande Rio vinha conquistar, era um grandioso carnaval com um samba muito rico, bem elaborado e bem cantado por todos.


Uma expedição partiu
Buscando o eldorado no brasil
O homem com sua ambição matou e destruiu”

A poesia é uma das melhores de 2006. Muito rica, contando história a mais verossímil possível fundamentada dentro do enredo e do entendimento do carnavalesco Roberto Szaniecky, com um toque de simplicidade que fez toda a diferença ao ser cantado. Em 2006, muitas escolas vieram com sambas muito pesados para serem cantados, a exemplo da Beija-flor, Mocidade e da Mangueira que até certo ponto, dificultaram o canto de suas comunidades.  A Grande Rio não teve este problema. Todo seu desfile foi acompanhado de um lindo coral e ao som de uma ótima bateria, cantado e muito bem interpretado por Bruno Ribas, incendiando a Sapucaí.

Assim dizimando aldeias
Seguiu rio abaixo até encontrar... mulheres... guerreiras
Verdadeiras donas do lugar
Que foram chamadas de amazonas
Daí o nome desse rio-mar




A lenda virou história... O mundo quis conhecer
Piratas de todo lado... Pagaram pra ver
Fizeram benfeitorias... Lutaram pra conquistar
E o bandeirante veio pra colonizar...


Mesmo com o refrão do meio um pouco extenso que, para alguns críticos do samba prejudicava a andamento linear do samba, para mim era o momento de transição da emoção dos componentes que atuavam como atores e intérpretes do samba: no refrão inicial, explodem de emoção;  na primeira estrofe começam a contar a história com ternura; no refrão do meio, cantam como se fossem historiadores e, no final, refletem a luta, a dor e as glórias conquistadas pelo povo amazonense.

A luta... desse povo continua sem parar
Vem do tempo das missões no Solimões e do Forte São José
Levaram riquezas em nome da fé
O ouro e a borracha... Quem é que não quer?


"No maior estado do país
Nasceu um teatro, o povo aplaudiu
E a nossa capital é internacional...
Viva o nosso pólo industrial!!!!
Chegou a hora do Brasil gritar com todo gás
Deixem o meu Eldorado em paz!!!"

Para finalizar esta obra prima, o andamento do samba não cai em momento algum e a Grande Rio deu o seu recado, cantou e explorou o seu enredo, empolgou, emocionou, brilhou com todo o seu luxo e riqueza, mas só conquistou o vice-campeonato, lugar que nunca havia conquistado desde que entrou para o grupo especial em 1993.
E com este maravilhoso samba enredo, a Grande Rio é a quinta colocada na nossa lista de melhor samba enredo da década.













Nenhum comentário:

Postar um comentário