sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"Meu coração vai disparar de novo"

Meu coração já disparou ao ouvir este samba enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel. Claro, hoje a vez é dessa escola que pode nos surpreender com seu desfile, a começar por esse samba que o muito parecido com o estilo da Mocidade. Não sei qual é a intenção, mas às vezes vejo que algumas escolas escolhem seu sambas a partir do jeito e do tom de voz de seus intépretes oficias e, é óbvio, a Mocidade nos últimos cinco anos a escola já mudou de intérprete quatro vezes, talvez isso tenha prejudicado o rendimento das tradições da verde e branco de Padre Miguel. Mas acredito que já encontrou novamente seu caminho.

Análise Geral:
                     Samba bem escrito com alguns requintes com a cara da Mocidade, melodia linear e com bons desenhos musicais. Mas o samba cumpre bem seu primeiro refrão bem empolgante, mas depois sua meldia fica linear, esse não é o problema, seu problema é que ele demonstra uma certa tristeza, fato que não deveria acontecer, pois o primeiro refrão é pra levantar a galera.

LETRA: 9,8
            O samba apresenta uma poesia muito interessante, mas não desenvolve todo o conteúdo proposto por Cid Carvalho. Aqui analiso a poesia e, esta, tem sim muito brilhantismo em algumas passagens como, "o que eu plantei o mundo colheu, um milagre aconteceu" (...) e "vou voltar um dia ao espaço sideral e reviver o meu Ziriguidum em alto astral", mas o samba não evolui. É preciso tomar cuidado com o entendimento do enredo, tornando-o mais explicativo para não gerar a mdúvida na compreensão dos juarados.

MELODIA: 9,7
                  Já disse, sambas bons devem permanecer ou crescer na melodia, mas isso não significa permanecer numa melodia triste; gosto desse samba, pricipalmente dos seus refrões, mas essa é uma melodia dificil de ser cantada, há um esforço para ser cantar esse samba. Deveria ser mais leve assim como é seu refrão principal. Nêgo consegue dá conta do andamento, é um dos melhores intérpretes, mas esse samba dificulta, sumariamente uma agitação do público. Ressalto: o refrão principal é muito bom, alegre, agitado, e isso devria ser sutentado por todo samba. Faltou um alinhamento na melodia.

ENREDO: 9,9
                O samba traz com fidelidade a "Parábola dos divinos semeadores". Samba escrito em primeira pessoa pessoa facilita o cerne do enredo.

SOMATÓRIA: 29,4

4 comentários:

  1. Eu acredito que este samba vai bombar

    ResponderExcluir
  2. Reconheço que o samba da Mocidade tem mesmo esse cair e levantar de melodia. Ele é realmente bom, só está faltando ser mais vibrante tanto quanto seu primeiro refrão. Parabéns a Mocidade e que as forças do samba iluminem seu desfile.

    ResponderExcluir
  3. Avante Mocidade Independente... Concordo com você quando fala que a Mocidade tem oscilações na melodia, mas discordo quando diz que se trata de um samba triste. Este é o melhor samba de 2011 se não o da década

    ResponderExcluir