terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A emoção vai começar

Olá pessoal,

A partir de hoje começo a análise dos sambas de enredo do carnval 2011 do Rio de Janeiro e São Paulo. A cada dia estarei realizando a análise de uma escola do grupo especial, a começar pelo Rio de Janeiro, na ordem dos desfliles oficiais. Minha intenção será analisá-los com uma crítica fundamentada em três singelos quesitos: Letra, Melodia e Enredo. A cada quesito se´rá dada uma nota de 5 à 10 e, ao final, elegeremos o melhor samba do ano de 2011, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo. Começaremos pela São Clemente.

Análise Geral:

O samba da São Clemente encanta quem está ouvindo, possui uma cadência que de uma única vez é possivel aprendê-lo. Apesar da junção entre dois samba, não vejo problemas no momento da transição. Só seria preciso rever as notas musicais mais altas, uma vez que necessário cantá-lo em notas agudas.

LETRA: 9,7

            A letra estabelece um lindo conjunto poético com uma riqueza grandiosa, enaltecendo o Rio de Janeiro em seus aspectos históricos-religiosos com uma grande supremacia. Traz um alerta para o mundo em favor do Rio de Janeiro seu enredo principal, porém em alguns momentos, o enredo não aparece de forma muito clara, o que dificulta o entendimento do desfile para quem está assistindo.

MELODIA: 10
              Possui uma das melhores melodias de 2011. Há um espetacular desenvolvimento melódico e de fácil acompanhamento possui dois momentos de explosão quando sua melodia vai ápice de brilhantismo: "terra cobiçada, iluminada, gente feliz" e "minha alma canta de tanta emoção, a bossa embala o tom da canção" . Nesses dois momentos, o folião Clementiano vai explodir a Sapucaí. A junção de dois sambas não atrapalharam o andamento da melodia, pelo contrário, exerce uma junção de maneira eficiente e gostosa de se ouvir. Parabéns.

ENREDO: 9,7
               Possui uma letra muito bonita, mas escorrega uma pouco quando vai tentar trazer para o enredo. Não critico a inspiração dos compositores, é uma obra muito rica, mas peca em alguns momentos de difícil compreensão: " o Rio nasceu no sol da canção" e "da fonte vou beber". É preciso que o público entenda que por traz de um samba enredo há um enredo a ser desenvolvido e compreendido. A junção enriqueceu o trabalho e não atrapalhou o desnevolvimento do enredo.

Somatória: 29,4
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário