quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"Eu quero é sambar"

Sim eu também quero sambar com o samba da Imperatriz Leopoldinense. Hoje analisaremos este lindo samba que tem tudo pra dar certo na avenida. Se "sambar faz bem a saúde", disso eu já sei, mas vamos ver o que este samba tem de tão bom quanto seu Enredo.

Análise Geral:
                    O samba enredo da Imperatriz tem uma levada muito forte e vibrante. Com uma melodia não muito acelerada, consegue trazer os principais elementos do enredo postulado por Max Lopes. Mas em algumas passagens do samba é possível notar que não se trata de uma melodia linear, momentos em que a emoção do samba fica sem força, no qual demosntra um decair da melodia. Isso pode ser resolvido na avenida.

LETRA: 10
             Poesia maravilhosa, os compositores conseguiram extrair os momentos mais importantes do enredo. Contando a história da medicina, seus avanços, seus benefícios e, traduzindo elementos da saúde mundial, chegaremos ao carnaval, ao samba, "o remédio pra curar" qualquer dor. A poesia tem passagens bem interessantes como "uma viagem no tempo... a me levar, o valor do pensamento a me guiar" e "segredo a chave da vida, perfeição esculpida iludindo o olhar... onde a medicina vai chegar", enaltencendo uma riqueza poética com toques bem especiais.

MELODIA: 9,8
                  Não tenho muitas queixas em relação a melodia, mas por ter uma poesia muito marcante, existem momentos do samba em que a melodia é elevada e depois cai. Um samba pra dar certo desde o início é preciso ter uma melodia linear, ou conforme vai passando, torne-se cada vez mais crescente, mas nunca deve explodir em uma parte do samba e, na outra, enfraquecer. O samba da Imperatriz fica elevado até o refrão e dentro dele, perde sua força, nas passagens "o toque do artista no Renascimento, surge um novo jeito de pensar". Na segunda parte a melodia muda logo nos cinco primeiros versos e novamente explode estendendo-se até o seu final.

ENREDO: 10
                Compositores, parabens para vocês! Sim, vocês realizaram um tarefa muito difícil que foi enaltecer os princiapais aspectos do enredo. Um outro samba que fazia frente ao escolhido era o de Fred Viana e companhia, eu até gostava mais dele, mas reconheço que o samba oficial trouxe muito mais o enredo do que os outros. Realmente com este samba, a leitura do carnaval da Imperatriz vai ser muito fácil

SOMATÓRIA: 29,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário