terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"A Pura Cadência levanta a poeira"

É para levantar a poeira e o astral da família tijucana este lindo samba. Samba que na fase eliminatória já despertava a curiosidade de seu desenvolvimento no enredo, ou seja, como seria este samba representando na avenina a Unidos da Tijuca.

Análise Geral:
                     O samba da Unidos da Tijuca cumpre novamente um mistério quando se fala em desenvolver o enredo de  Paulo Barros, lembrando que não se trata mais de "É Segredo", enredo de 2010, mas de "Esta Noite Levarei Sua Alma". Portanto, se a ideia é mostrar os filmes que emocionam, divertem, mas principalmente, causam o medo, o terror, dentro desta proposta, estes elementos deveriam ter mais destaques. Sem graves problemas melódicos, uma letra que conta uma história, são os mais belos destaques desse samba.

LETRA: 10
            Uma letra de samba enredo para ter nota 10 dos juarados oficiais do carnaval deve cumprir com as ideias chaves do enredo que a escola propõe, isto a Tijuca cumpre. Uma letra muito bem feita que conta uma historinha, conduzida pelo barco de Caronte, o barqueiro da morte, tendo como protagonista o povo brasileiro e o "amor tijucano",  mas principalmente, desenvolvendo a ideia de estar num cinema assistindo a um filme, e por que não, o show da familia tijucana. É pra deixar o suspense até no samba e, com certeza, os compositores conseguiram. Passagens como "você foi convidade Caronte no barco não pode esperar" e "pare, eu pego vocês, grita o mal condutor", revelam a coerência do samba e do enredo em termos de personagens e narrador.

MELODIA: 9,9
                  Esta é uma melodia linear e crescente. É uma das mais emocionantes e que dá mais vontade de cantar. Tem uma primeira parte forte, envolvente, e uma segunda parte que explode de emoção qualquer coração, não precisa ser tijucano pra cantar esse samba com a mesma vontade de um folião da comunidade. Mas, o refrão do meio deixa a desejar... ele era muito mais agitado, mais rápido, não chegava muito bem na segunda parte. Com a interpretação de Bruno Ribas, as passagens "é o boom, quem não viu? a casa caiu" e seguintes, diminuiram a intensidade, fazendo-o chegar melhor na parte 2 do samba. Ainda assim, houve esse desengate no samba como um todo.

ENREDO: 9,9
                Não é segredo o enredo, mas tem muito suspense no ar... o medo e o terror são bem argumentados no samba, bem como a ideia de transformar o desfile da Tijuca num grande cinema com um filme de 82 minutos. O único problema são com alguma passagens que podem não demonstrar muito bem o enredo como "no filme que passa a piada em cartaz" e por se tratar de uma historinha contada no enredo com  personagens, é bom que se esclareça estas passagens: "ele volta, revolta mistério no ar". Fora esses detalhes, o samba da Tijuca pode arrebentar a Sapucaí.  

SOMATÓRIA: 29,8

Um comentário:

  1. Este samba tem tudo pra dar certo. Acho que os tijucanso ficaram felizes com esta escolha. Merece 10 em tudo. É de arrepiar.

    ResponderExcluir