quinta-feira, 28 de abril de 2011

"Eu vou me acabar, abrir meu coração!"

 





   Foi brincando com " Os Sete Pecados Capitais" em 2001 que a Unidos do Viradouro trouxe de forma leve um tema tão complexo em seu samba. Se era esperado mostrar os pecados capitais sob a perspectiva somente no religioso, o  samba foi além disso: cantado em primeira pessoa, dando vida a um personagem no enredo, a Viradouro empolgou com um samba forte, vibrante, com também fortaleceu o alerta em busca do mundo melhor.






    "Eu Vi brilhar...
E para os vícios minha mente me seduz
Eu quero e quero muito mais
Eu quero ouro, pois o ouro me seduz"










    A ideia de trazer no samba os pecados capitais cometidos pela humanidade fez com que o público participasse da história contada pela comissão de carnaval. Muitos puderam se imaginar na letra do samba e de todo o andamento do desfile. Os compositores Gilberto Gomes, Gustavo Clarão, Dadinho, Paulo César Portugal e R. Mocotó, cumpriram a missão de levantar o público ao som de uma melodia rica, cadenciada e, principalmente, envolvente, a Sapucaí inteira cantava o refrão do meio com bastante entusiasmo, o que ressaltou o grande impacto gerado pelo samba enredo.





    "Me dá o seu calor
         E vem me enfeitiçar
        Seduza a bel prazer 
       Que eu vou delirar
       Se o cupido jogou 
      A flecha vai me pegar
     Vou amar"





E, para coroar ainda mais o espetáculo, a bateria de mestre Ciça sacudiu as arquibancadas revelando-se com uma das melhores baterias do ano, com paradinhas dentro do compasso do samba, permitindo que a cadência do samba não se perdesse durante o desfile.



 





"Quero sombra e água fresca
     Eu quero na minha rede balançar
     Brasil, meu brasil!
     Em nossa terra se plantando tudo dá
     Tem os que vivem prá comer
     Tem gente que só come se sobrar"



Com este maravilhoso samba e um grandioso carnaval, a Viradouro conquistou o 5º lugar e, na nossa lista de melhor samba enredo, contemplou o 8° lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário