terça-feira, 14 de junho de 2011

"Meu batuque faz a Vila Madalena despertar"

O carro abre-alas da Pérola Negra, A carroagem do Sol

Começa a lista do Melhor Samba da Década de São Paulo 2000/2010. Nessa lista iremos apresentar reportagens especiais a cerca de cada samba. E para começar, hoje é a vez de falar do samba que ocupou a décima colocação. Vamos a ele:

Suntuoso, esta é a palavra que descreve este lindo samba da Pérola Negra. Em 2009 a escola trazia as cores e o brilho da Índia, suas grandezas e riqueza cultural. Em todo seu desfile, na composição das fantasias e das alegorias não foi usado plumagens, um carnaval sem plumas, mas quem disse que isso foi um problema? Pelo contrário, as cores e plástica da escola surpreenderam o público, o bom gosto e a criatividade do carnavalesco André Machado contemplaram-se no melhor desfile da Pérola desde que a escola subiu ao grupo especial em 2007. O samba não podia ser melhor: cumpriu com o exigido pelo carnavalesco de maneira completa, permitindo que a emoção e o amor a escola embalasse uma linda melodia.

Comissão de Frente da Pérola Negra, que este ano teve a Índia como tema de seu samba-enredo
“Meu batuque faz a vila madalena despertar
A comunidade abraçou
Pérola Negra o meu grande amor”

Nas eliminatórias tive uma certeza: o samba dos compositores, Mydras, Carlinhos, Bola, Ladislau e Michel estaria na final, não queria subestimar os outros sambas concorrentes, mas de fato, este samba me encantou a primeira vista. Seu refrão principal é fascinante: forte, fácil ao cantar, vibrante e logo, o canto estava em sintonia com os versos doces da primeira estrofe. Um samba feliz. O enredo pedia um personagem que fosse em busca da pérola sagrada. E lá está o sonhador personagem: no enredo escrito em primeira pessoa, o homem atravessa os caminhos da Índia, desejando desvendar os mistérios de uma cultura milenar, a procura da pérola sagrada. A letra transbordava harmonia e sutileza que a própria melodia acompanhava; o som da bateria de mestre Pateta e a interpretação do grande Douglinhas Aguiar levantaram o Anhembi e a Pérola Negra brilhava e encantava ao entoar seus belos versos. 

Com a Índia como samba-enredo, Pérola Negra trouxe para o Anhembi cores fortes e deuses indianos
“O vento soprou... Aroma
No sonho lindo, um jardim de alegria
Uma voz soberana me fez viajar
Paraíso de encanto e magia
Pelos caminhos da Índia – Shangrilá”
“A pérola sagrada fui buscar
O símbolo mais puro do amor
Aliança entre o homem e o divino
Trouxe paz, sabedoria
Surya, luz que irradia”

Fascinante é o teu refrão do meio. A travessia dos versos doce para os versos quentes acontece de forma envolvente num equilíbrio perfeito entre o sutil e o vibrante. O momento era mesmo de respirar um pouco. Este momento transmitia tranqüilidade, pois a próxima estrofe pedia a explosão da emoção de finalmente encontrar a tão sonhada pérola sagrada.

“Mistério da fé milenar
Cultura pra enriquecer, ao desvendar
Em Goa respirei felicidade
De corpo e alma na esperança de encontrar”


O samba chega a seu ápice: o personagem, a partir da interpretação, entra em desespero e mesmo guiado por Surya, o sol, o templo do imperador e toda sua prova de amor, o Taj Mahal, não foram suficientes, pois a pérola ainda seguia desaparecida. Então inspiração dos compositores consagra-se e o delírio é contagiante. “O carnaval vale ouro/ e a Índia é inspiração/encontrei você/no meu coração”. Este é um grande exemplo de riqueza poética e de amor ao pavilhão. A ligação do enredo com o nome da escola é perfeita e os compositores levaram a sério criaram este samba maravilhoso.

“E passo a passo, amor
O sol me orientou
Cheguei ao templo do imperador
Senti a mesma paixão
Mas não vi brilhar minha jóia rara
Voltei ao jardim
Aquela voz disse assim:
O carnaval vale ouro
E a Índia é inspiração
Encontrei você
No meu coração!”
Juliana Alves desfilou a frente da bateria da Pérola Negra e esbanjou simpatia


E com este belíssimo samba enredo que rendeu apenas a inexplicável 9º colocação da Pérola Negra, o enredo “Guiado por Surya, Pelos caminhos da Índia, em busca da pérola sagrada”, a Pérola Negra e seu samba de 2009 ocupam o décimo lugar na lista do Melhor Samba da Década de São Paulo.














Nenhum comentário:

Postar um comentário