terça-feira, 24 de maio de 2011

Minha Mocidade... Guerreira!





O Quinto Império do Brasil: uma utopia na História foi o enredo apresentado pela Mocidade Independente de Padre Miguel em 2008, que rendeu aos compositores Marquinho Marino, Gustavo Henrique e Igor Leal um dos melhores sambas da Mocidade como também daquele ano. Com o grande carnavalesco Cid Carvalho a frente da verde e branca da zona oeste, a Mocidade brilhou ao retratar o ideal português de transformar o Brasil num império com um desfile técnico, bem elaborado, com os devidos acabamentos em suas alegorias e fantasias, fundamentadas numa belíssima sinopse. Era notória a satisfação dos componentes e principalmente do público presente que permitiu a fácil aceitação do samba enredo.

"Minha Mocidade... Guerreira
Traz a igualdade, justiça e paz
Hoje o Quinto Império é brasileiro... Amor
Canta Mocidade, canta"


Com este refrão que foi cantado com muita energia demonstrando a sua força, a Mocidade já mostrava a que veio. Um refrão que, para alguns críticos e comentaristas de carnaval, traduzia a revolta da escola com a colocação em que ficou no ano de 2007, 11° lugar, e seu desejo de justiça. O samba manteve um paradoxo: leve para cantar, mas com muita energia; com a cadência do samba em tons graves e a bela interpretação de Bruno Ribas, o samba enredo explodia a Sapucaí.


"Portugal
Bendito seja... abençoado pelo Criador!
Uma utopia, um destino, um sonho
Místico de grandes realezas
Sonhar... Com glórias um rei desejar
E o Sol volta a brilhar
Com a esperança no olhar



"Mas desapareceu como um grão de areia no deserto
E encantado renasceu
Em cada ser, em cada coração
Para afastar a cobiça, na busca do ideal:
O Quinto Império Universal"


É realmente uma bela poesia mesclando a história do Brasil com mitos que povoaram o imaginário português. A apresentação da sinopse e a inspiração dos compositores nos presentearam com este maravilhoso samba. Até o refrão do meio contagiava e emocionava ao ouvir o coro entoado pelos componentes da Mocidade, a melodia da primeira estrofe chegava muito bem ao refrão que segurava muito bem o andamento e saia perfeitamente para a segunda estrofe, sem alterar ou perder a qualidade.
"Deixa o meu samba te levar
E a minha estrela te guiar
À praia dos Lençóis, nas crenças do Maranhão
Tem um castelo, que é do Rei Sebastião"


 

 A segunda parte do samba é realmente emocionante: a melodia é tão simples e fácil que não enjoa, pelo contrário, a vontade é de cantar sem parar. Logo, o samba foi bem aplaudido, bem comentado, afinal retratar o Brasil é fácil, mas usar as palavras e a melodia que foi usada não é para todos. Este é realmente um exemplo de samba enredo.

No Rio de Janeiro aportaram caravelas
Trazendo a família real
Progresso em cores combinadas
Debret retratava a transformação
Nas terras tropicais do meu brasil
A herança... A dor, o mito "ressurgiu"



Eis o guerreiro sebastiano
"O mais ufano dos lusitanos"
Em verde-e-branco
Que traz no peito uma estrela a brilhar
De norte a sul desta nação
Faz a manifestação popular”

Só para não perder o hábito, a Mocidade não mereceu o 8º lugar, a escola desfilou muito bem, com muita garra, permitindo que a harmonia e a evolução da escola equilibrada, porém algo não agradou os jurados. Mas é preciso lembrar que a Mocidade ficou em 6º em alguns quesitos, conforme as notas iam sendo apuradas, a escola terminou ficando em 8º lugar em 2008.
E na nossa lista de melhor samba da década, Mocidade Independente de Padre Miguel ficou com o 6º lugar. Confira o vídeo e relembre este maravilhoso samba ao vivo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário